Header Ads

Últimas Notícias

Black Friday: Golpistas criam sites falsos da Casas Bahia e Americanas

Órgãos de defesa do consumidor são unânimes: é preciso desconfiar de promoções com preços muito abaixo do mercado


O consumidor deve ficar atento na hora de fazer compras pela internet durante a Black Friday. Segundo o site Reclame Aqui, golpistas criaram páginas dublês de redes varejistas famosas, como Ponto Frio, Casas Bahia e Americanas.




Com preços muito abaixo do mercado e visual idêntico ao das páginas oficiais das lojas, os golpistas tentam enganar os consumidores. Na página falsa da Americanas a smart TV da Samsung é vendida por 1.299 reais, enquanto no site verdadeiro o preço dela é de 4.498,99 reais.

[caption id="attachment_4229" align="aligncenter" width="700"] O pagamento do produto só pode ser feito por meio de boleto bancário e o cliente só percebe que caiu em um golpe, após passar a data e o produto não ser entregue.[/caption]

A primeira dica para evitar cair em falsas promoções é sempre procurar a página oficial da loja. Os sites falsos podem até incluir parte do nome oficial da loja, mas nunca o verdadeiro.

Órgãos de defesa do consumidor são unânimes: é preciso desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado.

O Reclame Aqui orienta o consumidor a desconfiar de sites que aceitam pagamento apenas em boleto bancário. “Golpistas utilizam dessa prática para receber o dinheiro do consumidor com rapidez e nunca entregar o produto prometido.”




Empresas

A Via Varejo, empresa que administra os sites da Casas Bahia e do Extra, dá outras dicas par os clientes não caírem em páginas falsas de promoção. Uma delas é observar se erros ortográficos ou de concordância nos textos, além de checar a url se a url do site corresponde ao endereço original da loja.

“A companhia recomenda limitar a busca de ofertas a e-commerces bem avaliados por órgãos competentes, não confiar em e-mails e sites que enviem links e arquivos anexos suspeitos, ou que peçam informações pessoais, e utilizar senhas com alto grau de dificuldade, porém, fáceis de serem lembradas para que não seja necessário armazená-las no computador”, informa o grupo.

A Americanas informa que o cliente deve checar sempre os produtos e preços no site, aplicativo e redes sociais oficiais da marca.

[caption id="" align="aligncenter" width="700"] Reclame Aqui alerta sites falsos que aplicam golpes em consumidores pela Black Friday (Foto/Reprodução)[/caption]

 

[caption id="attachment_4231" align="aligncenter" width="700"] Em casos como esse, a orientação da polícia é procurar a delegacia para o registro da ocorrência. (Foto/Reprodução)[/caption]