Header Ads

Últimas Notícias

Piracema: Pesca fica restrita a partir desta quarta-feira na região

Piracema é uma palavra que vem do tupi e significa “saída de peixes”. Esse é o período de reprodução das espécies, quando também é proibida a realização da pesca.

 

Começou nesta quarta-feira (1º), a Piracema, período de reprodução dos peixes. Por conta disso, há restrições a pesca na região de Pirassununga. A Policia Ambiental da 7ª Cia. PMA de Rio Claro/SP, aponta que a fiscalização será reforçada até o dia 28 de fevereiro de 2018.




Segundo a Policia Ambiental, é proibida a pesca de qualquer espécie nativa da bacia hidrográfica do Paraná, entre elas está o piau, a traíra, o mandi e o pacu. Fica proibida a utilização de petrechos de pesca profissional como redes, tarrafas, além do uso de arpão neste período.

Ainda segundo a Policia Ambiental, os comerciantes de pescado e pescadores profissionais tem até o segundo dia útil deste mês para apresentarem a declaração de estoque dos peixes in natura, congelados ou resfriados, que venham de águas continentais.

Aqueles que forem flagrados descumprindo as normas de pesca cometem crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que tem pena que varia de um a três anos de detenção, além de Auto de Infração Ambiental que parte de R$ 700 com acréscimo de R$ 20 por quilo de pesca apreendido, além de apreensão de equipamentos utilizados na infração.