Header Ads

Últimas Notícias

Vitor Naressi apresenta 29 emendas ao Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentarias








Na revisão 2017 valendo para 2018 do Plano Plurianual (PPA), o vereador Vitor Naressi (PMDB) apresentou 29 emendas, do total de 95 apresentadas por todos os vereadores no LDO e de 93 apresentadas no PPA entre aditivas e modificativas. A maioria das emendas foi para a área de Infraestrutura, Obras e Serviços (20), Educação (02), Esportes (02), e (01) nas pastas de Governo, Cultura e Turismo, Comércio e Indústria, Segurança Publica e Meio Ambiente.


Vitor Naressi explica que o plano é válido para os quatro próximos anos, mas todos os anos são feitas revisões para o exercício seguinte e os vereadores podem apresentar emendas tanto aditivas quanto modificativas.


“A população, quando acompanha, foca muito mais no orçamento para ano seguinte do que está sendo feito no PPA, mas não se faz um orçamento sem consultar o PPA, pois é nele que se define para quatro anos a grandes prioridades, com metas, para cada área de atuação. Se o parlamentar quer incluir uma emenda ao orçamento para o ano seguinte e não está previsto o serviço, aquisição ou obra no PPA, por exemplo, é preciso emenda aditiva”, explica.


 Resumindo, o vereador explica que o PPA é uma grande lei de planejamento. É ele que faz o vínculo entre o plano estratégico do município e os orçamentos de cada ano. Não apenas as obras, os governos incluem no plano os gastos necessários para garantir a oferta permanente de determinados serviços públicos.


Baixe o Relatorio_Atividades_2017