Header Ads

Últimas Notícias

Fashion Revolution day será nesta sexta-feira no centro de convenções


O Fashion Revolution Day acontece pela primeira vez em Pirassununga, nesta sexta-feira, dia 27 de abril das 8h às 2, no Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli.
Mostre a sua etiqueta. Pergunte às Marcas #Quemfezminhasrourpas? Essa é a pergunta que o movimento Fashion Revolution quer fazer para os consumidores da moda em 2018.
O Fashion Revolution é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram após o desabamento do Rana Plaza, edifício que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, na Índia, no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.134 mortos e 2.500 feridos. Hoje, presente em 92 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas, convidando-os à simples, porém poderosa reflexão: #quemfezminhasroupas?

O dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day e a celebração do Fashion
Revolution Week agendada para acontecer entre os dias 23 a 30 de abril.Aqui no Brasil, segundo Caroline Caron, design de moda, idealizadora do Projeto Social ’EcoOuse – Use essa ideia’ e representante do Fashion Revolution Brasil 2018 para a região de Pirassununga, “existem muitas questões ligadas à indústria têxtil nacional que fazem com que tomemos um choque de realidade e motivem a partimos para a ação. Veja só: 20% das contaminações das águas vêm do tingimento têxtil; 26 toneladas de resíduos têxteis vão parar no aterro sanitário, por dia, em São Paulo; 80% desses resíduos têxteis descartados nos aterros poderiam ser reutilizados; Muitas marcas brasileiras já foram flagradas utilizando trabalho escravo.
Sendo assim, a indústria da moda é uma das mais complexas do planeta e por isso vale a pena perguntar: QUEM FEZ MINHAS ROUPAS?” (www.fashionrevolution.org)
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Caroline Caron preparou uma jornada de eventos que vai acontecer no dia 27 de abril (sexta-feira), das 8h às 22h, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli.
Confira a programação deste dia 27 de abril:
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO THE TRUE COST,com uma hora de duração, “The True Cost” será exibido em três sessões: das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 18h30 às 20h. As inscrições serão feitas na hora. Entrada gratuita.
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO RIVER BLUE: “River Blue” mostra o impacto causado pela indústria do Jeans. Com 1h30 de duração, as exibições vão acontecer das 8h às 21h no piso superior do Centro de Convenções. As inscrições serão feitas na hora. Entrada gratuita.
EXIBIÇÃO DE PAINEL DE FOTOS:

No piso superior do Centro de Convenções, das 8h às 22h, os painéis estáticos exibem imagens dos documentários e imagens reais sobre os impactos ambientais e sociais causados pela indústria têxtil e do vestuário. As inscrições serão feitas na hora. Entrada gratuita.
PALESTRA “OS CAMINHOS DA MODA SUSTENTÁVEL”:A palestra com a designer de moda Caroline Caron, seguida de rodada de discussão, acontecerá em três horários: das 9h às 10h, das 16h às 17h e das 21h às 22h.Sem custo para os participantes, as inscrições devem ser feitas antecipadamente na recepção do Centro de Convenções.
OFICINA DE TINGIMENTO NATURAL: Com 2h30 de duração, as oficinas de tingimento natural serão realizadas das 8h às 10h30, das 15h30 às 18h e das 20h às 20h30. Sem custo para os participantes, as inscrições antecipadas devem ser feitas na recepção do Centro de Convenções.
BANCO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS PARA TROCA: Os participantes levam as roupas que não usam mais e as trocam por outras peças disponíveis. Exemplo: Leve 3 peças e pegue 3). Para troca, o Banco de Roupas e Acessórios ficará disponível das 8h às 22h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente na recepção do Centro de Convenções. Não haverá custo algum aos participantes.
O FASHION REVOLUTION DAY é uma realização da Fashion Revolution/Desin de Moda Caroline Caron em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
- Israel Foguel