Header Ads

Últimas Notícias

Grupo realiza caminhada sobre conscientização do autismo em Pirassununga

Uma caminhada marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Pirassununga, na manhã desta segunda-feira (2). A mobilização do grupo aconteceu pelas principais ruas da cidade rumo à Praça Central. 
Participaram pais e familiares com crianças autistas. Durante a caminhada o grupo alertou sobre a importância da conscientização sobre o autismo.


Sobre o Autismo
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças. Estudos apontam que o autismo tem a prevalência no sexo masculino, sendo que, para cada quatro casos de autismo, três se referem ao sexo masculino e apenas um para o feminino. O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente relatada pelos familiares, educadores e profissionais que estejam atendendo a criança. Paralelo a isso, utilizam-se exame psicológico e a observação dos profissionais capacitados a realizar a avaliação.
Na maioria dos casos, portadores do autismo apresentam dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, dificuldades na comunicação verbal, dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas.







Da redação Toni Oliveira / Pirassununga On


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 9 7124-6904