Header Ads

Últimas Notícias

Rã de 3 metros e pesando 90 quilos foi encontrada no rio Mogi Guaçu! Será verdade?

Será verdade que um grupo de pescadores capturou no rio Mogi Guaçu um rã medindo mais de 3 metros e pesando mais de 90 quilos?
Rã pesando mais de 90 quilos teria sido capturada por pescadores no rio Mogi Guaçu! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

As fotos de uma enorme rã surgiram nas redes sociais na segunda semana de abril de 2018 e rapidamente se espalharam através de grupos do WhatsApp e em grupo do  Facebook de Pirassununga. Nas imagens podemos ver um enorme sapo pendurado por um fio e, de acordo com o texto que acompanha as fotografias, a rã mede mais de 3 metros de comprimento e pesa mais de 90 quilos!. O bicho teria sido “pescado” no rio Mogi Guaçu.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O maior anuro do mundo (sapos, rãs e pererecas) é a rã-golias (Conraua goliath), que chega aos incríveis 35 centímetros e a pesar 3,5 quilos. Muito abaixo dos alegados 90 quilos que se espalhou por aí.


Um detalhe que chama atenção nessa história de pescador é que o bicho teria sido capturado em locais diferentes em cada uma das várias versões disseminadas. A rã gigante (que, mesmo pesando mais de 90 quilos está pendurada em apenas um fio fino) teria sido capturada no rio Mogi Guaçu.
A verdade mesmo é que essa é uma rã-touro capturada em Havana – capital de Cuba – no final de março de 2018. Na publicação original não se fala em 90 quilos e nem na “metragem” do bicho!
Perspectiva forçada
Como não há nenhum objeto próximo do bicho fotografado, cria-se a impressão de que a rã é maior do que ela realmente é. Esse efeito de perspectiva forçada explica uma série de histórias que circulam pela web de animais gigantes.
Jornalismo Pirassununga On I Toni Oliveira
É proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados.