Header Ads

Últimas Notícias

Maior meteoro do ano explode no céu da Rússia: veja os vídeos

Asteroide viajou a 14,4 quilômetros por segundo e foi visto em algumas cidades ao sul de Moscou
METEORO VISTO NO DIA 21 DE JUNHO, NA RÚSSIA (FOTO: КАТАКЛИЗМЫ И КАТАСТРОФЫ ПРИРОДЫ/YOUTUBE)
Copa do Mundo não é o único grande evento que a Rússia tem recepcionado ultimamente. No dia 21 de junho, um meteoro de 4 metros, o maior visto neste ano, ultrapassou a atmosfera e percorreu o céu russo, passando por cidades como Kursk, Voronej e Lipetsk, que ficam ao sul de Moscou.


O momento foi filmado por câmeras amadoras, satélites climáticos e pela Nasa, que o classificou como um bólido, classe de meteoros excepcionalmente brilhantes e que podem ser vistos por uma extensa área.

Segundo a agência espacial, o asteroide deve ter explodido a um altitude de 27,2 quilômetros enquanto viajava a uma velocidade de 14,4 quilômetros por segundo. Para a Nasa, a energia liberada por esse processo foi de aproximadamente 2,8 quilotoneladas, enquanto a Organização Internacional de Meteoros afirma que ela foi de 3,2 quilotoneladas. De qualquer forma, os números apontam para um único fato: o asteroide russo foi o mais poderoso desde março de 2017.

Confira abaixo uma gravação amadora e outra feita pela Eumetsat (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos).

Leia mais:
+ Oficial do Exército de Pirassununga fica ferido após uma granada explodir durante treinamento em Campinas
+   Prazo é prorrogado e casas lotéricas receberão as contas da elektro até o final de agosto

Por ser o maior país do mundo, os 17.100.000 quilômetros quadrados russos são bem mais atingidos por meteoros do que outras nações. Em 2013, por exemplo, houve a explosão do meteoro de Chelyabinsk, de 20 metros, que feriu uma centena de pessoas na Rússia central.


Neste sábado, dia 30 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Asteroide, que busca informar e conscientizar a população sobre esses eventos astronômicos que vez ou outras atingem o nosso planeta.

Conteúdo da GALILEU