Header Ads

Últimas Notícias

Tudo sobre Momo: o desafio de WhatsApp que pode ser tão perigoso quanto a 'Baleia Azul'

Desde o “Jogo da Baleia Azul” que ficou conhecido por incitar jovens ao suicídio e outros tipos de violência contra si mesmos, novos desafios perigosos começaram a surgir na Internet.


Desta vez as autoridades de vários países foram alertadas pelo aparecimento de “Momo”, um desafio misterioso de WhatsApp que começou a circular entre os jovens.
As histórias compartilhadas online contam que “Momo” seria uma suposta entidade sobrenatural que fala a partir de um determinado número de WhatsApp.
Segundo relatos de youtubers que contataram “Momo”, durante as conversas eles receberam fotos ou vídeos perturbadores, além de serem chantageados com informações pessoais e ameaças.

Na internet, a boneca Momo é associada a um desafio que leva ao sufocamento e até ao enforcamento de crianças que fazem parte desse novo 'jogo'. De acordo com a Polícia Federal (PF), a Boneca Momo é um perfil do Whatsapp, que, com uma foto perturbadora, entra em contato com crianças e adolescentes para propor desafios, ameaçar ou espalhar conteúdos de ódio. O perfil original já não existe mais, mas há pessoas se aproveitando e continuando com as ameaças. Por causa dessas correntes, especialistas acendem um alerta para pais e escolas ficarem atentos, orientarem e fiscalizarem as crianças e os adolescentes.


De onde vem essa imagem sombria?
A famosa fotografia de “Momo” viria da Galeria Vanilla, um museu no Japão que divulga obras de arte alternativas.
Em 2016, houve uma exposição sob o tema de “fantasmas e monstros”, que destacou esta escultura.
Reprodução / Instagram @Barbierena
Quais são os perigos?
De acordo com os usuários que tentaram falar com “Momo”, o usuário começa a incomodar, assediar, enviar imagens e vídeos perturbadores e até desafiar os jogadores a fazer coisas perigosas.
A Unidade de Investigação em Crimes Informáticos do estado de Tabasco, no México, lançou um alerta sobre o desafio viral, informando que os participantes do desafio podem ser incitados ao suicídio, violência, sofrer assédio e se tornarem vítimas de roubo de informações pessoais.
“O risco de este desafio entre os jovens e menores é que os criminosos podem tirar proveito deste jogo”, revelaram as autoridades.
Jornalismo Pirassununga On I Toni Oliveira
É proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservado