Header Ads

Últimas Notícias

Inscrições do Encceja 2019 se encerram amanhã

Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade esperada e precisam obter um certificado de aprendizagem. — Foto: Rawpixel.com/pexels
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 encerram nesta sexta-feira (31). Interessados em alcançar a proficiência ou a certificação nos níveis Fundamental e Médio devem realizar o procedimento na página do participante do Encceja 2019. A solicitação de atendimento especializado também será encerrada neste dia.


As inscrições no Encceja 2019 são válidas para quem não terminou o respectivo nível educacional no período regular. No caso do Ensino Fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos completos até a data de realização da prova. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos até a data de realização da prova. As avaliações já têm data marcada e acontecem em 25 de agosto.
Certificação e Proficiência
Os participantes têm direito a obter a proficiência caso tenha alcançado a nota mínima exigida em uma – ou mais de uma – prova, mas não em todas. Já a certificação do respectivo nível de ensino (Fundamental ou Médio) acontece quando o participante obtém a pontuação mínima nas quatro avaliações e também na redação. Neste caso, é preciso solicitar a emissão do certificado junto às secretarias estaduais de educação ou junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Maiores de 18 anos podem fazer o exame para o ensino médio direto, mesmo que não tenham completado o ensino fundamental.