Header Ads

Últimas Notícias

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

(Foto: Divulgação) - Inscrições para o Encceja começam nesta segunda
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A avaliação é voltada a quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. 


Os interessados devem se inscrever no site do Inep até 31 de maio. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. 


Quem se inscreveu mas faltou o exame em 2018 deverá selecionar justificar ausência para fazer a prova deste ano. A participação é gratuita. Para realizar a prova que visa o certificado de conclusão do Ensino Fundamental precisa ter no mínimo 15 anos, já para que busca a certificação do Ensino Médio, é necessário ter 18 anos.

A avaliação envolve quatro provas objetivas e redação. Quem consegue atingir a nota mínima exigida (100 de 1000)  consegue a certificação para o ensino médio ou fundamental, conforme a inscrição. Já quem conseguir nota mínima em ao menos uma das provas consegue emitir uma Declaração Parcial de Proficiência.

O portal do Inep disponibiliza Materiais de Estudo para as provas, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é possível estudar com base nos Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, que podem ser baixados no site.  


Clique aqui para fazer a inscrição