Header Ads

Últimas Notícias

Governo suspende exigência de aulas para tirar habilitação de ‘cinquentinha’

Depois desse período, número de aulas práticas para obter ACC vai cair de 20 para 5. Decisão passa a valer daqui 90 dias.


Habilitação para ciclomotores poderá ser tirada sem necessidade de aulas por 12 meses — Foto: Reprodução
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (17) a resolução 778, sobre mudanças no processo com o objetivo de obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). 
O governo também confirmar o fim da exigência dos simuladores para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, para carros. As medidas entram em vigor daqui 90 dias, em 17 de setembro.
Segundo a nova resolução, durante 12 meses, a contar a partir de setembro, quem quiser tirar a ACC, poderá realizar as provas teórica e prática sem a necessidade de fazer aulas antes.


Após esse período, está prevista redução da carga horária no processo para obter a ACC. Até então, são exigidas, pelo menos, 20 horas/aula práticas. Com a nova lei, o número será reduzido para 5 horas de aulas práticas, sendo que 1 delas dever ser noturna.
lei ainda permite aos candidatos levar o próprio veículo para fazer o exame prático, desde que tenha cinco anos de uso, sem contar o ano de fabricação. 

“A aula prática deverá ser realizada em um veículo automotor de duas rodas de, no máximo, 50cc (cinquenta centímetros cúbicos), com ou sem câmbio, classificado como ciclomotor”, exige.Copyright © 2019, Toni Oliveira - Pirassununga ON com Agências de noticias. Todos os direitos reservados )