Header Ads

Últimas Notícias

Golpe no WhatsApp que simula consulta ao FGTS alcança 100 mil pessoas

O ataque circula pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo o dfndr lab
A liberação de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) só começa em setembro, mas já levou a um golpe que se espalha pelo WhatsApp. Em nova campanha maliciosa, cibercriminosos prometem às vítimas meios de consultar o saldo e solicitar o saque do benefício.


Segundo o dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, o golpe circula há somente dois dias no WhatsApp e já tem um alcance significativo. Nesse período, 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link que promete o saque do FGTS.

A página exibe um suposta pesquisa com perguntas como “Deseja sacar todo o seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Em seguida, quaisquer que sejam as respostas, o usuário é levado a uma nova tela.

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa.
Ela pede para compartilhar o link com 10 amigos no WhatsApp para liberar o suposto saque. Para dar mais credibilidade à página, os autores do golpe ainda apresentam comentários falsos de pessoas que teriam conseguido sacar o FGTS.

“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futurar notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, explica o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.

“Além disso, ela é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas”, continua.

O especialista recomenda que os usuários fiquem alertas com promessas estranhas que são espalhadas na internet. Neste caso, a solicitação de um benefício ao governo com a exigência de que o link seja compartilhado com amigos no WhatsApp. (  As informações são do Tecnoblog )