Header Ads

Últimas Notícias

Black Friday 2019: confira nossas dicas para não cair em "Black-fraude"!

Shutterstock®
Já estamos em contagem regressiva para a Black Friday 2019, que acontece nesta sexta-feira (29). Todo ano, esse é o dia que muita gente espera os preços baixarem loucamente para comprar todo tipo de produto. Mas, é melhor não dar bobeira e ir comprando sem analisar as ofertas, pois existe muita "Black-fraude" também - ofertas que, se você vai a fundo, descobre que são pura enganação.



Para que a Black Friday não se torne uma Black Fraude, o consumidor precisa ficar atento. Confira 5 dicas importantes para aproveitar o melhor da Black Friday Brasil:

Pesquise antes os preços

Para não cai na pegadinha do “tudo pela metade do dobro”, antes da Black Friday, pesquise o preço do produto que você está procurando. Assim, você vai poder avaliar se a oferta realmente vale a pena ou se é apenas uma enganação.

Busque por avaliação das lojas

Para evitar surpresas desagradáveis no dia da Black Friday, antes de fazer uma compra online, avalie a reputação das lojas. Evite comprar em locais desconhecidos e leia os comentários de outros consumidores e pesquise sobre o estabelecimento em sites como o Reclame Aqui.

Prefira pagar as compras no cartão de crédito

Apesar de algumas lojas oferecerem descontos maiores para pagamento em boleto bancário, especialistas recomendam utilizar o cartão de crédito. Essa opção é mais segura, pois o consumidor conta com o apoio do banco caso a compra tenha problemas.


Ofertas Black Fraude por e-mail

Muitos hackers aproveitam a data para enviar promoções por e-mail e roubar os dados dos consumidores. Antes de clicar em algum link, observe se a extensão do destinatário realmente corresponde ao da loja e sempre confira o endereço da página para a qual você foi redirecionado.

Fique atento às condições de troca e devolução

Em razão da Black Friday, algumas lojas podem alterar suas políticas de troca e devolução. Por isso, antes de concluir a compra, fique atento às letras pequenas e textos de rodapé.

Procon e a Black Friday

Para evitar fraudes ou abusos que prejudiquem o consumidor, o Procon tem acompanhado de perto as promoções da Black Friday. Caso seja comprovada alguma irregularidade, a empresa pode ser multada. Com base no Código de Defesa do Consumidor, o valor depende da infração, que varia desde a falta de garantia do produto em estoque até atraso na entrega.
Agora você já sabe como fazer suas compras sem correr riscos de cair da Black Fraude! Mas, caso dê algo errado, fique de olho nos seus direitos como consumidor.