Header Ads

Últimas Notícias

Câmara de Pirassununga aprova regulamentação de 'parklets'

Foto: Reprodução
Foi aprovado  na sessão legislativa na noite desta segunda-feira 4, o projeto de lei do vereador Vítor Naressi (MDB), que dispõe sobre a regulamentação dos Parklets no município. O projeto precisa passar pela segunda votação, na próxima sessão.


Parklets são extensões temporárias do passeio público ou via pública, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo estacionamento da via pública. Compõem os parklets: bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação, uso coletivo ou de manifestações artísticas.

A proposta permite a colocação do mobiliário urbano obedecidas algumas condições. A comercialização de produtos e a prestação de serviços nos espaços destinados a instalação dos parklets e a utilização como suporte para propaganda publicitária também é expressamente proibida.


A ideia chegou ao Brasil em 2013. Desde então está sendo cada vez mais difundida e adotada. São Paulo, Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Roque (SP), entre outros municípios, já possuem leis e regulamentação sobre o uso do Parklet.

Em São Paulo a boa aceitação da população permitiu à prefeitura transformar a ideia original em política pública de ocupação dos espaços da cidade, revertendo às pessoas áreas originalmente destinadas aos automóveis. Por Toni Oliveira @jornalistatonioliveira ) É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo.