Header Ads

Últimas Notícias

Comercio de Pirassununga aposta em horário especial na Black Friday

Comércio espera por aquecimento de vendas nesta sexta - Foto: Toni Oliveira / Pirassununga ON
Para atrair mais consumidores, comercio de Pirassununga terá horário de funcionamento especial para a Black Friday, que começou oficialmente nesta sexta-feira (29). Muitas ofertas também estão sendo vendidas no comércio eletrônico e aplicativos.


Nesta sexta, as lojas funcionarão das 9h às 22h, quatro horas a mais do que o normal. No sábado, o horário segue  aberto das 9h às 17h.  A data promete injetar ânimo no comércio, tanto que os empresários estão dispostos a oferecer descontos atrativos, independente do tamanho e tipo de seus negócios.

A campanha, iniciada nos Estados Unidos e que virou febre no Brasil, deixou de ser apenas promovida em um dia, mas sim durante toda semana. Empresas de diversos setores “queimam estoque” e colocam produtos com preços imperdíveis.


Em Pirassununga não é diferente. Dezenas de lojas já iniciaram a promoção, que varia de descontos nos preços ao “leve dois, pague um”, quando o consumidor pode optar por comprar dois produtos pelo valor de apenas um. Por outro lado, os consumidores também estão atentos à chance de comprar mais com menos, e já reservam um valor para antecipar as compras de Natal.

Manual de boas compras na Black Friday

ANTES
• Lista de compras: Faça uma lista dos produtos que tem interesse em comprar. Desta forma, você evita as compras por impulso e os gastos desnecessários.

• Verifique os preços: Para se proteger de armadilhas, o ideal é verificar os preços dos produtos antes da data. Isso porque alguns estabelecimentos duplicam os preços para depois acrescentar os descontos, enganando o consumidor.

• De olho no orçamento: Veja se a lista está de acordo com a intenção de gastos e se cabe no orçamento. Lembrando que, se optar por compras parceladas, terá uma dívida por alguns meses. Planeje-se de forma consciente.

DURANTE
• Saiba seus direitos: Toda propaganda de promoção, seja ela online, televisiva ou impressa, deve ser cumprida por lei. Se a loja oferecer preços diferentes do que consta no anúncio, o consumidor pode exigir as mesmas condições que as ofertadas.

• Reputação da Loja: Verifique a reputação da loja. A opinião de outros consumidores pode dar uma visão de como é o atendimento e se ela registra muitos problemas ou reclamações.


• Desconfie: Fique atento a descontos agressivos, especialmente se a loja não for conhecida.

• Verifique: Investigue a procedência da loja em que pretende comprar, verificando se ela possui CNPJ, endereço válido e telefone para contato. O Procon São Paulo possui uma lista atualizada de sites maliciosos e não recomendados para compras.

DEPOIS
• Comprei e tive problemas: O Código de Defesa do Consumidor é seu aliado. Suas regras são válidas para todas as compras, inclusive as feitas na Black Friday. Não hesite em exigir os seus direitos.

• Não serviu, quero trocar: O Procon orienta que o consumidor saiba qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido. Assim, verifique se o estabelecimento pode eventualmente trocar ou não o produto, e em quais condições isso pode acontecer.


• Guarde todos os comprovantes: Para facilitar o processo de reclamação no pós-compra, é importante que o consumidor guarde todos os comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.Por Toni Oliveira @jornalistatonioliveira ) É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo.