Novas ambulâncias devem chegar no início do próximo ano - Foto: Gabriela Sampaio / ASCOM MS
Por Toni Oliveira @jornalistatonioliveira
A partir de janeiro, Pirassununga deve contar com duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na manha desta quarta-feira (18) em Sorocaba, o Governo do Brasil entregou 458 novas ambulâncias. Pirassununga foi contemplada com dois veículos. A medida antecipa a renovação da frota prevista para 2020.


A entrega dos veículos para gestores de várias partes do país foi feita pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, durante cerimônia em Sorocaba.

De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a ambulância, o Município se habilita entre os elegíveis para o processo de doação das unidades. Com essa ‘doação’, não há compra por parte do Executivo, apenas o recebimento do veículo, que é repassado pelo Governo Federal.

SAMU 192
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.


O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo)