Shutterstock®
A Organização Mundial de Saúde alerta que até o ano 2010 a depressão, considerada um transtorno mental afetivo ou uma doença psiquiátrica será a mais incapacitante em todo o mundo. Caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.


Até o final deste ano, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desse cenário, a depressão deve ser o principal motivo de afastamentos por doença do trabalho em 2020. 

A entidade aponta que 300 milhões de pessoas sofrem da enfermidade que é causa de cerca de 800 mil suicídios por ano. É a segunda causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no mundo e aumentou em 24% o óbito desta faixa-etária em conseqüência da depressão no Brasil. 

O Brasil é considerado o campeão de casos na América Latina. A depressão atinge 5,8% da população brasileira e os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. No país, acontece um suicídio a cada 45 minutos.


Além da depressão, os transtornos de ansiedade e o esgotamento emocional aparecem como os distúrbios mentais mais comuns entre os trabalhadores brasileiros. Muitas vezes eles são desencadeados pelo excesso de estresse no dia a dia do exercício da profissão, jornadas exaustivas, imposição de metas abusivas, e falta de reconhecimento e autonomia.

Os profissionais mais atingidos por essa doença são os bombeiros, militares, policiais, jornalistas, altos executivos, médicos, economistas e professores. Por Toni Oliveira com informações da OMS @jornalistatonioliveira ) É expressamente proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo.

Anuncie no Portal Pirassununga ON, o mais acessado da Cidade e região. 19 9 8294-5155 ( WhatsApp )