/> Placa do Mercosul começa a ser utilizada em Pirassununga a partir de fevereiro

Placa do Mercosul começa a ser utilizada em Pirassununga a partir de fevereiro

Novo padrão de placas promete mais segurança. — Foto: Pixabay
A partir de 1º de fevereiro de 2020, veículos emplacados em Pirassununga passarão a utilizar a placa do Mercosul, padronizada entre os países que compõem o bloco econômico. Segundo Detran, substituição da placa custa, em média, R$ 128. Medida segue resolução do Contran.


A adoção do novo modelo de placas, que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul, ocorrerá em Pirassununga e, em todas as cidades do estado de São Paulo, a partir de 31 de janeiro de 2020, para o registro de veículo 0 km, para transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (em procedimentos como mudança de categoria e 2ª via de placas).

Para os demais casos, ficará facultado ao proprietário do veículo antecipar a substituição das placas do modelo atual, também a partir de 31 de janeiro de 2020.

O novo modelo de placas traz novos elementos de segurança como um QR code, emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil. Os símbolos são impressos em película refletiva, distintivo internacional do Brasil, além de diversas certificações internacionais. A placa também dispensa o uso do lacre.


Segundo o Denatran, o novo modelo traz mais segurança aos motoristas, tendo em vista que os novos itens de segurança minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações como, por exemplo, a clonagem de placas.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) comunicou no dia 13 de janeiro de 2020 o início o credenciamento para empresas estampadoras de placas de identificação veicular (PIV ou Padrão Mercosul).Da redação Toni Oliveira - Pirassununga ON / É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo )

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Pirassununga On no WhaTsApp (19) 9 8294-5155


Postagem em destaque

Frente fria chega nesta sexta-feira e Carnaval será de chuva