Header Ads

Últimas Notícias

Jornalismo Online



Jornalismo online ou ciberjornalismo é o jornalismo praticado no novo meio comunicacional da Internet.

A era digital proporcionou ao jornalista um novo campo de trabalho e uma nova forma de trabalhar. Hoje, uma matéria veiculada na internet pode ser visualizada, compartilhada e comentada por milhões de usuários conectados em todo o mundo. Esse novo cenário trouxe novas alternativas de trabalho para jornalistas dispostos a aprender e utilizar essas novas ferramentas.

Para atender a demanda dos editores, os repórteres devem-se tornar ainda mais eficientes, utilizando a tecnologia a seu favor. É desejável que o repórter seja multimídia, ou seja, que saiba diagramar, montar o site, fotografar e editar. Não basta apenas escrever a matéria.

O hipertexto, texto da internet, guarda algumas características básicas, que se diferem de outros meios como a multimidialidade, a integração de informação com textos, imagens e sons; hipertextualidade, a possibilidade de linkagens para outras informações em diferentes formatos como texto, áudio e vídeo; personalização, liberdade para o usuário fazer a sua rota de navegação e personalizá-la ao seu modo; interatividade, interação entre o leitor e o produtor de conteúdo; atualização contínua, possibilidade do conteúdo ser atualizado a todo momento; e memória, capacidade de armazenamento do conteúdo por tempo e espaço ilimitado.

Texto no Webjornalismo


O texto para a web deve priorizar, sobretudo, a objetividade, sendo breve, objetivo, mas com informações preciosas. Uma grande reportagem com fontes, depoimentos e opiniões quando colocado na web é divido em várias matérias hiperlinkadas uma à outra para não cansar o leitor.

Veja a seguir algumas dicas de como escrever para a web:

  • Faça links para sites confiáveis, que reforçam a informação passada. Esses links, se usados corretamente, facilitam a vida do leitor.


  • Use imagens, vídeo, áudio e todas as possibilidades que a internet proporciona para que uma história seja contada da melhor forma. Mas cuidado, pois, apesar de não haver limitação de espaço, o excesso de elementos visuais podem atrapalhar a leitura.


  • Use o negrito em palavras chaves, isto é, nas palavras que são muito procuradas nos buscadores. Isso aumenta a visibilidade do seu site e facilita a leitura do usuário.


  • Divida o texto em parágrafos e tópicos curtos, para que o leitor não se perca.


  • Mantenha uma boa relação com o usuário, pois ele pode te ajudar a corrigir erros e dar dicas de novas matérias. A participação dos usuários é a principal característica da WEB 2.0, por isso use a seu favor!

Redes Sociais


As mídias sociais aumentaram as possibilidades de atuação para o jornalismo, inclusive em Assessoria de Imprensa. Para conquistar a vaga, é essencial que o profissional entenda a linguagem da internet das redes sociais, como WhatsAppTwiiter ou Facebook.

Além disso, muitas pessoas ficam sabendo de alguma notícia primeiro pelas redes sociais e depois procuram pelos sites de notícia. Por esse motivo um jornalista multimídia não deve ignorar a importância desses canais de informação.

Quando se publica uma notícia em uma rede social, ou até mesmo em um site, deve-se ter em mente como fazer o usuário participar da notícia, por isso, não publique apenas a matéria, mas pergunte o que ele acha, peça opiniões, votos e outras alternativas criativas para que haja diálogos e debates. Isso faz parte da interatividade e permite que um maior número de pessoas visualize o conteúdo.

www.facebook.com/jornalistatonioliveira